2024 O Ano de Memecoins.
Talvez sem surpresa, quando olhamos para trás no ano de 2024, uma categoria de token superou todas as outras — memecoins.
Alimentados inicialmente pela crescente crítica e desilusão com os lançamentos de tokens que entraram no mercado em altas avaliações totalmente diluídas, as memecoins brilharam intensamente em 2024. Atraídos por suas narrativas mais simples, (muitas vezes) alocações internas reduzidas e taxas de negociação de baixo custo, muitos comerciantes gravitaram em torno de memecoins, tornando-os um pilar central do crescimento das criptomoedas em 2024.
Vamos examinar como as memecoins ganharam esse impulso, explorar o papel de Solana e Pump.fun na aceleração de seu crescimento, discutir sua evolução e implicações no valor do token e analisar sua influência sobre os agentes de IA neste cenário em evolução.
Explosão de Memecoins na rede SOLANA.
Além de seu posicionamento como o ano dos memes, 2024 provavelmente também será lembrado como o ano em que a posição de Solana no espaço se solidificou.
A ascensão de Solana e a proliferação de memecoin foram tendências muito conectadas, com Solana emergindo como um centro primário para a atividade de memecoin devido aos baixos custos, velocidades rápidas de transação e infraestrutura de meme superior na plataforma Pump.fun.
O Pump.fun ficou online pela primeira vez em janeiro de 2024, sacudindo o espaço, permitindo que qualquer pessoa crie e negocie novos tokens com lançamentos com apenas 50 BRL ou sem custo. Quase 5 milhões de tokens foram lançados desde então, um volume que conseguiu enviar volumes de negociação em bolsas DEX baseadas em Solana, levando a influxos de capital que aumentaram a atividade em toda a blockchain, tudo isso enquanto consagrava Solana como o lar de fato para especulação neste ciclo.
Transformar a implantação de tokens em uma ação rápida e fácil de usar sem código promoveu a rápida criação de memecoins com qualquer vaga promessa de relevância cultural, não importa o quão fugaz.
Novas Tendências de Memecoins.
Em 2024, vimos uma corrida de memecoin de celebridades começar de forma extraordinária. Desde que Caitlyn Jenner abandonou seu token, vimos uma onda de interesse nos ganhos rápidos das riquezas de memecoin abrindo caminho para ondas de projetos “apenas para dump” apoiados por grandes celebridades.
Também vimos a transformação minuto a minuto das referências à cultura pop em novos tokens, onde as memecoins temáticos em torno do hipopótamo bebê favorito de todos (MOODENG) ou esquilo morto (PNUT) dispararam para vários bilhões de capitalizações de mercado – encapsulando a tese de longa data da criptoeconomia de que “tudo será tokenizado” cedo ou tarde.
A velocidade e a escala dos lançamentos se mostraram incrivelmente lucrativas para a Solana, ajudando-a a ultrapassar o Ethereum em uma série de métricas fundamentais, como volumes diários de swap em DEX, usuários ativos ou até mesmo receita em períodos. Enquanto o Ethereum também viu os memes blue-chip alcançar prêmios maciços, enquanto a atividade degen se desencadeou na Base, os degens em grande parte encontraram sua casa na Solana.
Os críticos viram muitas razões para questionar a longevidade dessas novas tendências, com teias opacas de cabalas de memecoin e profunda centralização de muitas participações de memecoin que parecem oferecer um local intratável para maus atores.
Mas, apesar de não faltarem puxões de tapete, lançamentos mal-sucedidos e crime em cadeia, a natureza de fluxo livre do ambiente simbólico de Solana atraiu consistentemente participantes em busca de oportunidades aceleradas. No final do ano, o Pump.fun foi responsável pela maioria das transações onchain no ecossistema Solana, tornando-o uma força definidora na reformação da identidade da rede em torno de memes e “cripto-natividade”.
O que os Memecoins Nos Mostraram.
Embora muitos memecoins tenham estado “aqui hoje, amanhã”, aqueles que conseguem formar comunidades fortes e engajadas – às vezes descritos amorosamente dentro do Crypto Twitter como “cultos” – levaram a uma análise mais profunda de um “Superciclo Memecoin” mais amplo.
Popularizada por Murat nativo de CT, esta frase destaca como os memecoins nos convidam a reconsiderar como o valor do token pode emergir da identidade compartilhada ou da camaradagem e como ele pode evoluir. Em contraste com os “alts tecnológicos” que dependem de apostas ou governança complexa para engajamento, os memecoins capitalizam os principais comportamentos sociais da internet, como criar, compartilhar e desfrutar de memes, usando esses métodos para manter o compartilhamento mental e formar comunidades.
Dado que manter o mindshare geralmente equivale diretamente ao preço em criptomoeda, se esses tokens puderem formar sentidos de identidade únicos, claros e divertidos, eles podem fornecer uma forte valorização do preço à medida que os usuários se tornam parte do meme. Além disso, começando com um token que não tem promessa ou expectativa de “utilidade real”, esses tokens e seus detentores podem construir as próprias fundações, lançando gradualmente produtos de base vinculados ao token. Seja BONK com Bonkbot e bonkSOL; $MOTHER(Iggy Azalea), com sua integração no Patreon, há exemplos nascentes de desenvolvimento de emergentes dentro das comunidades de memes.
Este modelo poderia oferecer um novo caminho para o ajuste do mercado de produtos cripto, que começa com a formação de uma forte identidade e pertencimento social em vez de tecnologia inicial, definindo uma base de usuários clara no processo e, em seguida, construindo produtos para servir a essa comunidade.
Tokens de IA Expandem Ambições, será tendência latente para 2025?
Nos últimos meses, memes de agentes de IA entraram em cena, mostrando como um token pode progredir de um simples meme para um com fundamentos significativos.
A tendência começou com GOAT, um token adotado de forma autônoma pelo agente baseado no Twitter, Terminal of Truths, cuja rápida valorização de preços demonstrou uma oportunidade na interseção de agentes de IA e memecoins.
Desde então, outros agentes e seus tokens correspondentes foram lançados, ganhando compartilhamento de mentes por meio de diferentes capacidades inovadoras antes de se sobreporem em recursos ou casos de uso mais substanciais. Por exemplo, FXN, ZEREBRO e AI16Z anunciaram planos para lançar infraestrutura de IA que usa seus tokens, que já foram lançados, como é o padrão com memes. Esse padrão ecoa a abordagem mais ampla do memecoin – reunir uma comunidade primeiro, capturar um usuário-alvo e, em seguida, adicionar os produtos ou fluxos de receita que impulsionam a utilidade.
Conforme o ano acaba, 2024 pode ser apenas um anúncio pequeno sobre o que as memecoins.
À medida que o ano acaba, as memecoins demonstraram claramente sua influência na direção da criptoeconomia.
As baixas taxas e o rápido rendimento de Solana, ancorados por Pump.fun, deram origem a um ambiente de lançamento hiperativo onde os memes floresceram e, de vez em quando, evoluíram para comunidades duradouras. Esses sucessos de memecoin, por sua vez, destacaram uma nova abordagem para o ajuste do produto ao mercado: primeiro construir uma identidade e, em seguida, adicionar funcionalidade para uma base de usuários que já confia no projeto.
Os tokens de agente de IA agora se baseiam nesse modelo, mostrando que mesmo a tecnologia altamente experimental pode se beneficiar de começar com uma base enxuta e orientada por memes. À medida que olhamos para frente, fica claro que cultivar comunidades ativas, em vez de prometer utilidade técnica imediata em meio à tokenomics predatória, está emergindo como uma maneira poderosa de promover a adoção e sustentar o crescimento da criptoeconomia.
Ao unir uma forte identidade social com o desenvolvimento direcionado, esses ecossistemas orientados por memes oferecem um novo caminho para o ajuste genuíno do mercado do produto – um modelo que, se puder sobreviver à especulação de curta duração, pode, em última análise, moldar um futuro mais focado no usuário para ativos digitais.
Artigo original publicado em inglês aqui.
Receba as melhores informações sobre o criptomercado.
A maior casa de câmbio de criptomoedas do Brasil.
Bitcoin P2P Servicos Digitais LTDA – 31.600.396/0001-31
In Crypto We Trust. 2016-2025
Bitcoin, Solana, USDT e PIX.