Um total de 46.093 chaves Pix de clientes da FIDÚCIA SOCIEDADE DE CRÉDITO AO MICROEMPREENDEDOR E À EMPRESA DE PEQUENO PORTE LIMITADA. – FIDUCIA tiveram dados cadastrais vazados.
De acordo com informações do Banco Central (BC) na segunda-feira (18), esse foi o sexto incidente do tipo desde a estreia da ferramenta de pagamentos instantâneos em novembro de 2020. De acordo com a autoridade monetária, o vazamento aconteceu devido a “falhas pontuais” nos sistemas da instituição financeira. No entanto, informações sensíveis como senhas, extratos, saldos e outros dados protegidos por sigilo bancário não foram expostas.
Sobre o incidente com as chaves Pix da Fidúcia, o BC disse que o caso está sob investigação e há possibilidade de aplicação de sanções previstas na lei. Multa, suspensão e exclusão do Pix são algumas das punições possíveis, variando conforme a gravidade do vazamento.
Somando os 6 vazamentos teremos um número pequeno em relação ao impacto do pix, consulte aqui os números exorbitantes de adoção da tecnologia brasileira: Estatísticas do Pix.
A FIDUCIA SCMEPP LTDA faz esclarecimento sobre o NÃO vazamento de dados cadastrais de chaves Pix de seus clientes. Em esclarecimento ao comunicado do Banco Central sobre vazamento de 46 mil chaves Pix a partir da instituição FIDÚCIA SCMEPP. Esclarecemos:
1_não houve vazamento de nenhum dado bancário, chave Pix ou mesmo informações cadastrais de nenhum dos clientes FIDÚCIA.
2_não houve nenhuma movimentação financeira e nenhum cliente FIDÚCIA teve seus ativos ou saldos subtraídos ou alterados.
3_o que aconteceu foi uma solicitação de confirmação de chaves Pix ao Banco Central realizado por um único cliente da FIDÚCIA SCMEPP, a empresa USER PAY LTDA, inscrita no CPNJ nº 35.523.663/0001-75, que utilizou uma base de dados proprietária para esta consulta. Essa atividade incomum de solicitação de confirmação de chaves Pix, foi prontamente identificada pelo provedor tecnológico e rapidamente bloqueada.
O cliente USER PAY foi descontinuado junto à FIDÚCIA e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente, no dia 23/02/24. 4_a FIDÚCIA seguiu todos os protocolos de notificar as instâncias competentes no mesmo dia da ocorrência.
Vale reforçar que a FIDÚCIA SCMEPP LTDA já tomou as providências preventivas, alinhadas com o Banco Central para impedir que usos indevidos como este voltem a ocorrer, uma vez que a instituição financeira já está usando o recurso de ocultação parcial de dados, solicitado pela autarquia. Assim, ressaltamos o nosso compromisso em esclarecer os fatos, em colaboração com o Banco Central e todos os órgãos de controle, da forma mais transparente e compromissada, em respeito aos nossos clientes e à sociedade. 19 de março de 2024.
Receba as melhores informações sobre o criptomercado.
A maior casa de câmbio de criptomoedas do Brasil.
Bitcoin P2P Servicos Digitais LTDA – 31.600.396/0001-31
In Crypto We Trust. 2016-2025
Bitcoin, Solana, USDT e PIX.